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Passeio com alunos das turmas 91 e 92 Serra dos Orgãos

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Bate papo na serra dos órgãos....

Física é uma matéria....

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quinta-feira, 27 de maio de 2010

Prova de Física 2 - Turmas 91 e 92 - Gabarito

1)Um corpo de massa 100g ao receber 2400 cal varia sua temperatura de 20°C para 60°C, sem variar seu estado de agregação. Determine o calor específico da substância que constitui esse corpo, nesse intervalo de temperatura.
0,6 cal/g°c












2) Na Tabela 1 são apresentados os calores específicos de alguns materiais.

SUBSTÂNCIA c (cal/g.oC)
Água 1,0
Gelo 0,55
Alumínio 0,22
Ferro 0,11
Latão 0,094
Cobre 0,092
Prata 0,056
Chumbo 0,031

Ao compararmos a água com os demais materiais o que se observa?Por que a água é um elemento importante e indispensável, em nosso corpo e na natureza? Explique usando conceitos da física.

RESPOSTA:justamente pela agua possuir o maior calor específico é que ela é o principal termorregulador da natureza











3) Considere um bloco de gelo com massa 200 g a -20°C. Determine a quantidade de calor para transformá-lo totalmente em vapor a 130°C. (lembre do “funk” da calorimetria!!!!)

Calor específico do gelo e vapor d’água = 0,5 cal/g .ºC,
Calor específico da água = 1 cal/g ºC
Calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g,
Calor latente de vaporização da água = 540 cal/g

Q total: 149000 cal



















4) Um bloco de cobre com 200 g sofre um aquecimento de 25°C para 70°C. O calor específico do cobre é igual a 0,093 .
a) Qual a quantidade de calor recebida pelo bloco?

837 cal












5)Complete os conceitos vistos em aula e correlacione com suas definições.

(A) Energia térmica que se transfere de um corpo de____________ temperatura para o de ______________temperatura.

(B) _____________________ provoca apenas variação na temperatura do corpo, sem que aconteça mudança no seu estado de agregação, ou seja, se o corpo é sólido continua sólido e o mesmo acontece com os estados líquidos e gasosos.

(C) ______________________ é a quantidade de energia térmica (calor) que uma unidade de massa de uma substância deve perder ou receber para que ela mude de estado físico, ou seja, passe do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e assim por diante.

(D)_____________________ è a quantidade de calor necessária para elevarmos em 1 Grau um grama de um determinado elemento.

(E)___________________________ é o gráfico que mostra a quantidade de calor em relação a variação de temperatura de um corpo.


( c ) Calor Latente
( b ) Calor sensível
( a ) Maior/Menor
( e ) Curva de aquecimento ou resfriamento.
( d ) dCalor específico.


“O segredo está na ordem das coisas. Não é Ter-Fazer-Ser, como a maioria das pessoas pensa, Ser-Fazer-Ter. Lembre-se disso.”
(Lair Ribeiro).

Para pensar.....

"Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida".

Provérbio chinês

quarta-feira, 26 de maio de 2010

A vida....

Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.
Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.

Paulo Coelho

COMO RESOLVER PROBLEMAS DE FÍSICA

Por Alberto Ricardo Präss

O seu professor passa problemas numéricos para que você possa aumentar a sua capacidade em resolvê-los ou possa compreender alguma lei cientifica.

Por exemplo, uma das primeiras equações que aprendemos é:



Resolvendo esta equação, você aprende a relação entre a força necessária para mover um objeto e o peso deste.

Sugerimos seis etapas para resolver os problemas

1. Leia o seu problema cuidadosamente; compreenda o que está enunciado.

2. Escreva cada item que é dado.

3. Escreva o que pretende determinar.

4. Desenhe um diagrama simples com os dados do problema e do que pretende determinar.

5. Pense num modo de resolver o problema. (Use uma equação, se possível).

6. Resolva o problema, eliminando tudo aquilo que for desnecessário, onde for possível e aconselhável.

Verifique a resposta obtida

Pergunte a si mesmo se a solução encontrada é lógica ou não. Se a sua resposta a um problema sobre movimento é que um automóvel se move com uma velocidade de 1.500 km/h, (!) provavelmente a solução encontrada não está certa e o melhor que tem a fazer é verificar tudo novamente. Todas as vezes que você usa uma equação, pode verificar, até certo ponto, a correção do seu resultado substituindo a resposta na equação. Elimine os termos semelhantes em ambos os membros da equação. Finalmente, se obtiver dois membros iguais, você pode concluir que a solução algébrica está correta. Deve, pois, procurar o erro noutra parte do problema.

Texto adaptado e ampliado de:
“Física Na Escola Secundária”
De Oswald H. Blackwood, Wilmer B. Herron & William C. Kelly
Tradução de José Leite Lopes e Jayme Tiomno
Editora Fundo de Cultura

TERCEIRÂO - Questões

3) Determine quantas calorias perderá 1 kg de água para que sua temperatura varie de 60°C para 10°C.

4) Sabendo que o calor específico do ferro é de aproximadamente 0,1 , calcule a quantidade de calor para elevar 15°C a temperatura de um pedaço de 80 g desse material.


5) Um corpo de massa igual a 1 kg recebeu 10 kcal e sua temperatura passou de 50°C para 100°C. Qual é o calor específico desse corpo?

6) O calor específico do ferro é igual a 0,110 . Determine a temperatura final de uma massa de 400 g de ferro à temperatura de 20°C, após ter cedido 500 cal.

7) O gráfico representa o aquecimento de 100 g de uma substancia.
a) Qual o calor específico da substancia?

b) Qual a capacidade térmica da substancia?



8) O gráfico representa a variação da temperatura de um corpo sólido, em função do tempo, ao ser aquecido por uma fonte que libera energia a uma potência constante de 150 cal/min. A massa do corpo é de 100 g. Determine o seu calor especifico em




9) Um aquecedor elétrico de 2 kW é usado para elevar de 10°C a 22°C a temperatura do ar contido em uma sala de dimensões 3 m x 5 m x 2,8 m. Sabendo que há uma dispersão de 40% do calor, calcule o tempo gasto nesse aquecimento.
calor especifico do ar = 0,238
a os massa especifica do ar = 1,30 kg/m3
1 cal = 4,2 J


10) (Fuvest-SP) Quantas calorias são necessárias para aquecer 200 L de água, de 15°C a 70°C?
Dados: densidade da água = 1 kg/l e calor especifico da água 1 .
Qual a potência necessária para realizar essa operação em 3 horas? Considere 1 cal = 4,2 J.

11) (Faap-SP) Quantas calorias alimentares um atleta deve ingerir diariamente, sabendo-se que em suas atividades consome 1 kW?
Dados: 1 caloria alimentar = 1 kcal e 1 cal = 4J

12) O calor de combustão é a quantidade de calor liberada na queima de uma unidade de massa do combustível. O calor de combustão do gás de cozinha é 6 000 kcal/kg. Aproximadamente quantos litros de água, à temperatura de 20°C, podem ser aquecidos até a temperatura de l00°C com um bujão de gás de 13 kg? Despreze as perdas de calor.

13) Um amolador de facas, ao operar um esmeril, é atingido por fagulhas incandescentes, mas não se queima. Por que isso acontece?

14) Um vaso de latão contém 500 g de água a 20°C. Imerge-se nessa água um bloco de ferro com 200 g de massa e temperatura igual a 70°C. Desprezando o calor absorvido pelo vaso, calcule a temperatura do equilíbrio térmico.
Dados {calor específico do ferro = 0,114 cal/g .ºC e calor específico da água = 1 cal/g .ºC

15) Um calorímetro ideal contém 80 g de água a 20°C. Um corpo de 50 g de massa a l00°C é colocado no interior do calorímetro. Sabendo que o calor específico da água é de 1 cal/g .ºC e que o equilíbrio térmico ocorre a 30°C, determine o calor específico da substância que constitui o corpo.

16) Um pequeno cilindro de alumínio, de massa 50 g, está colocado numa estufa. Num certo instante, o cilindro é tirado da estufa e rapidamente jogado dentro de uma garrafa térmica que contém 330 g de água. Observa-se que a temperatura dentro da garrafa eleva-se de 19°C para 20°C. Calcule a temperatura da estufa, no instante em que o cilindro foi retirado. Dados CAl = 0,22 cal/g .ºC e cágua = 1 cal/g .ºC.

17) Um calorímetro contém 90 g de água à temperatura ambiente de 25°C. Coloca-se em seu interior um bloco de ferro de massa 100 g e temperatura de 90°C: Atingido o equilíbrio térmico, o termômetro acusa 30°C. Sabendo que os calores específicos da água e do ferro são, respectivamente, 1;00 cal/g.ºC e 0,11 cal/g.ºC, calcule a capacidade térmica do calorímetro.

18) Quatro corpos cujos calores específicos, massas e temperaturas são respectivamente iguais a: 0,20 cal/g .ºC, 100 g, 10°C; 0,09 cal/g .ºC, 200 g, 25°C; 0,05 cal/g .ºC, 300 g, 35°C; x, 400 g, 40°C, são postos em

Questões de calorimetria

1.O que determina o sentido do fluxo de calor ?


2.Quais são os processos de transmissão de calor ? Defina-os e dê um exemplo.


3.Dê exemplos de bons e maus condutores de calor.


4.O que é o coeficiente de condutibilidade térmica ? Qual sua unidade no S.I. ?


5.Por que os metais conduzem o calor com maior facilidade ?


6.Por que a convecção térmica é um mecanismo de transmissão de calor que não ocorre nos sólidos ?



7.Qual é a causa do surgimento das correntes de convecção num fluido ?


8.Após a limpeza de sua geladeira, uma zelosa dona-de-casa revestiu as prateleiras da geladeira com papel alumínio. Quais as conseqüências desse impensado procedimento ?


9.Um ventilador de teto, fixado acima de uma lâmpada incandescente, apesar de desligado, gira lentamente algum tempo após a lâmpada estar acesa. Explique esse fenômeno.


10.Por que os aquecedores são colocados na parte inferior dos ambientes e os aparelhos de ar condicionado na parte superior ?


11.Para assar um pernil, um cozinheiro, utiliza-se de papel alumínio para revesti-lo. O lado fosco do papel alumínio deve ficar voltado para fora ou para dentro revestindo o assado no forno ?


12.Explique como funciona, fisicamente, um forno microondas.


13.Levando em conta os efeitos provocados pelo calor, responda : Por que sentimos frio, quando aproximamos nossas mãos de um bloco de gelo ?


14.De que maneira a garrafa térmica evita a transmissão de calor por condução, convecção e irradiação ?


15.Qual o tipo de roupa mais adequada para os dias de verão ? Explique.

16.Por que os aquecedores a energia solar são pintados de preto fosco ?


17. O isopor é formado por finíssimas bolsas de material plástico, contendo ar. Por que o isopor é um bom isolante térmico?


18.Os esquimós constroem seus iglus com blocos de gelo, empilhando-os uns sobre os outros. Se o gelo tem uma temperatura relativamente baixa, como explicar esse seu uso como "material de construção"?



19.Num antigo jingle de uma propaganda, ouvia-se o seguinte diálogo: - Toc, toc, toc, - Quem bate? - É o frio! E no final eram cantados os seguintes versos: "Não adianta bater, eu não deixo você entrar, os cobertores das Casas Pernambucanas é que vão aquecer o meu lar". Que comentário você tem a fazer sobre a veracidade física dessa propaganda?


20.Qual a aplicação prática dos materiais isolantes térmicos?


21.Por que a serragem é melhor isolante térmico que a madeira?


22.Um faquir resolveu fazer uma demonstração de sua arte entrando em um forno muito aquecido. Para que ele sinta a menor sensação de "calor" possível, é preferível que ele vá nu ou envolto em roupa de lã? Por quê?

23.Explique por que, em países de clima frio, costumam-se usar janelas com vidraças duplas. Esse tipo de janela chega a reduzir em até 50% as perdas de calor para o exterior.



24.Num mesmo ambiente, se você tocar um objeto metálico com uma mão e um objeto de madeira com a outra, vai sentir que o primeiro está "mais frio" que o segundo. Como você explica esse fenômeno se os dois objetos estão no mesmo ambiente e, portanto, na mesma temperatura?


25.Por que as panelas, em geral, têm seus cabos metálicos revestidos com madeira ou plástico?


26.Com base na propagação de calor, explique por que, para gelar o chope de um barril, é mais eficiente colocar gelo na parte superior do que colocar o barril sobre uma pedra de gelo.



27.Por que, em um refrigerador, o congelador é colocado na parte superior e não na inferior?


28.Um aparelho de refrigeração de ar deve ser instalado em local alto ou baixo num escritório? E um aquecedor de ar? Por quê?

29.Qual a diferença entre convecção e condução?


30.Uma lareira aquece uma sala principalmente por condução, convecção ou irradiação?


31.Sabemos que o calor pode ser transferido, de um ponto para outro, por condução, convecção e radiação. Em qual desses processos a transmissão pode ocorrer mesmo que não haja um meio material entre os dois pontos?


32.Como se dá a propagação do calor do Sol até a Terra se entre esses astros não existe meio material?

33.Os grandes tanques, usados para armazenar gasolina (ou outros combustíveis), costumam ser pintados externamente com tinta prateada. Por quê?


34.Qual das duas mulheres está vestida com uma roupa mais apropriada para um dia frio? Por quê?

35.Os prédios totalmente envidraçados precisam de muitos aparelhos de ar condicionado? Por quê?




36.Desenhe esquematicamente uma garrafa térmica e explique o seu funcionamento.

Como irá funcionar o blog?

Caros alunos
Decidi criar este blog para estabelecer mais um canal de contato com vocês, irei postar dicas de estudo, questões interessantes, gabaritos e links úteis.Espero que façam bom uso e participem ativamente do blog.
Abraços!

COMO ESTUDAR FÍSICA ?

COMO ESTUDAR FÍSICA

Por Alberto Ricardo Präss

Quando você estuda Português ou História, uma lição passada pelo professor abrange, na maioria das vezes, um grande número de páginas de texto. A Física, tal como a Matemática, é mais condensada. Uma lição de Física pode reduzir-se apenas a uma ou duas páginas. Você poderia decorar a lição, mas isto não lhe adiantaria nada. Algumas vezes, o seu trabalho é compreender urna lei. Depois de compreender essa lei - e a lei é muitas vezes expressa por uma equação - e a puder explicar e aplicar na resolução de problemas, você terá aprendido a lição.

Sugestões para o estudo:

1. Leia toda a lição, a fim de saber do que se trata.

2. Leia novamente a lição, porém, mais devagar, e escreva no seu caderno a lei (se houver alguma) e outros pontos importantes da lição. Verifique se você compreende cada parágrafo. Certifique-se também se compreende o verdadeiro significado de cada palavra nova. Estude com cuidado as definições de termos como "trabalho" e "potência" até ficar completamente seguro do seu verdadeiro sentido em Física.

3. Se a lei for expressa por uma equação matemática, pergunte a si mesmo de que maneira cada símbolo da equação está relacionado com a lei. Por exemplo, (trabalho = força . deslocamento) nos diz que, duplicando-se o deslocamento, se duplica o trabalho realizado e, do mesmo modo, fazendo duplicar a força, duplica-se o trabalho produzido.

4. Resolva os problemas incluídos no texto do seu livro.

5. Discuta a lição com os seus colegas.

Durante a aula e o trabalho de laboratório

1. Faça, sem hesitação, perguntas a respeito do que você não compreende.

2. Esteja alerta e pronto a explicar o que você compreende.

3. Pense por você mesmo; faça o seu trabalho. Você não pode aprender Física olhando para o seu companheiro.

Revisão para as provas:

1. Estude todos os dias, conscienciosamente, as suas lições. Reveja as notas que tomou na última aula. Nunca deixe as suas notas se acumularem, sem estudá-las metodicamente.

2. Antes da prova, escreva todos os pontos difíceis da parte que está revendo; faça perguntas sobre os mesmos, na aula.

3. Pense nas perguntas que faria se você fosse o professor. Tente responder, você mesmo, a essas perguntas.

4. Faça uma “cola” com as fórmulas ou conceitos mais importantes. Não exagere. Coloque apenas pontos importantes da matéria.

Durante as provas:

1. Antes do professor distribuir a prova, dê uma última “olhadinha” na cola que você fez.

2. Guarde a cola dentro da sua pasta. Você não a usará, já que já memorizou tudo que tinha nela.

3. Ao receber a prova escreva, em algum lugar dela, tudo que puder de fórmulas, conceitos e exemplos. Essas anotações serão muito úteis quando você estiver cansado e surgirem os famosos “brancos” de memória.

4. Faça as questões da prova como se estivesse resolvendo os testes em casa, com calma e muita atenção. Lembre-se que sempre existirão mais questões “fáceis” do que “difíceis” .

5. Lembre-se que quando um aluno diz que foi mal numa prova, é devido aos erros nas questões “fáceis”. Todo aluno que vai mal usa como desculpa as tais questões “difíceis” como argumento para mascarar sua falta de estudos.

6. Sucesso !

Texto adaptado e ampliado de:
“Física Na Escola Secundária”
De Oswald H. Blackwood, Wilmer B. Herron & William C. Kelly
Tradução de José Leite Lopes e Jayme Tiomno
Editora Fundo de Cultura