tag:blogger.com,1999:blog-75559375365416201572024-02-08T09:17:43.451-08:00FÍSICA PARA TODOSBlog destinado aos meus alunos de física do colégio washington Luís.professor Cristianohttp://www.blogger.com/profile/10462462128924287086noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-7555937536541620157.post-52883448024048369022014-02-18T17:37:00.001-08:002014-02-18T17:37:58.378-08:00<a href="http://http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-fisica/estudo-das-ondas"></a>professor Cristianohttp://www.blogger.com/profile/10462462128924287086noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7555937536541620157.post-36214003203607257122014-02-18T17:35:00.001-08:002014-02-18T17:35:56.078-08:00Remodelando o blog....Sejam bem vindos.....
O blog está sendo remodelado!!!!!
Em breve teremos novidades e postagens atualizadas...
Que tenhamos um 2014 produtivo!!!!
Abraços!!!professor Cristianohttp://www.blogger.com/profile/10462462128924287086noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7555937536541620157.post-18102906632770773062010-05-27T08:45:00.000-07:002010-05-27T08:45:41.512-07:00Prova de Física 2 - Turmas 91 e 92 - Gabarito1)Um corpo de massa 100g ao receber 2400 cal varia sua temperatura de 20°C para 60°C, sem variar seu estado de agregação. Determine o calor específico da substância que constitui esse corpo, nesse intervalo de temperatura.<br />
0,6 cal/g°c<br />
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2) Na Tabela 1 são apresentados os calores específicos de alguns materiais.<br />
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SUBSTÂNCIA c (cal/g.oC)<br />
Água 1,0<br />
Gelo 0,55<br />
Alumínio 0,22<br />
Ferro 0,11<br />
Latão 0,094<br />
Cobre 0,092<br />
Prata 0,056<br />
Chumbo 0,031<br />
<br />
Ao compararmos a água com os demais materiais o que se observa?Por que a água é um elemento importante e indispensável, em nosso corpo e na natureza? Explique usando conceitos da física.<br />
<br />
RESPOSTA:justamente pela agua possuir o maior calor específico é que ela é o principal termorregulador da natureza<br />
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3) Considere um bloco de gelo com massa 200 g a -20°C. Determine a quantidade de calor para transformá-lo totalmente em vapor a 130°C. (lembre do “funk” da calorimetria!!!!)<br />
<br />
Calor específico do gelo e vapor d’água = 0,5 cal/g .ºC, <br />
Calor específico da água = 1 cal/g ºC<br />
Calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g, <br />
Calor latente de vaporização da água = 540 cal/g <br />
<br />
Q total: 149000 cal<br />
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4) Um bloco de cobre com 200 g sofre um aquecimento de 25°C para 70°C. O calor específico do cobre é igual a 0,093 .<br />
a) Qual a quantidade de calor recebida pelo bloco?<br />
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837 cal<br />
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5)Complete os conceitos vistos em aula e correlacione com suas definições.<br />
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(A) Energia térmica que se transfere de um corpo de____________ temperatura para o de ______________temperatura.<br />
<br />
(B) _____________________ provoca apenas variação na temperatura do corpo, sem que aconteça mudança no seu estado de agregação, ou seja, se o corpo é sólido continua sólido e o mesmo acontece com os estados líquidos e gasosos.<br />
<br />
(C) ______________________ é a quantidade de energia térmica (calor) que uma unidade de massa de uma substância deve perder ou receber para que ela mude de estado físico, ou seja, passe do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e assim por diante.<br />
<br />
(D)_____________________ è a quantidade de calor necessária para elevarmos em 1 Grau um grama de um determinado elemento.<br />
<br />
(E)___________________________ é o gráfico que mostra a quantidade de calor em relação a variação de temperatura de um corpo.<br />
<br />
<br />
( c ) Calor Latente<br />
( b ) Calor sensível<br />
( a ) Maior/Menor <br />
( e ) Curva de aquecimento ou resfriamento.<br />
( d ) dCalor específico.<br />
<br />
<br />
“O segredo está na ordem das coisas. Não é Ter-Fazer-Ser, como a maioria das pessoas pensa, Ser-Fazer-Ter. Lembre-se disso.”<br />
(Lair Ribeiro).professor Cristianohttp://www.blogger.com/profile/10462462128924287086noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-7555937536541620157.post-7323871678113315532010-05-27T08:39:00.000-07:002010-05-27T08:39:14.992-07:00Para pensar....."Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida".<br />
<br />
Provérbio chinêsprofessor Cristianohttp://www.blogger.com/profile/10462462128924287086noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7555937536541620157.post-41998697508341673252010-05-26T15:21:00.001-07:002010-05-26T15:21:04.978-07:00A vida....Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.<br />
Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.<br />
Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.<br />
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.<br />
<br />
Paulo Coelhoprofessor Cristianohttp://www.blogger.com/profile/10462462128924287086noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7555937536541620157.post-40844219906468115852010-05-26T01:31:00.001-07:002010-05-26T01:31:16.365-07:00COMO RESOLVER PROBLEMAS DE FÍSICAPor Alberto Ricardo Präss<br />
<br />
O seu professor passa problemas numéricos para que você possa aumentar a sua capacidade em resolvê-los ou possa compreender alguma lei cientifica.<br />
<br />
Por exemplo, uma das primeiras equações que aprendemos é:<br />
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<br />
Resolvendo esta equação, você aprende a relação entre a força necessária para mover um objeto e o peso deste.<br />
<br />
Sugerimos seis etapas para resolver os problemas<br />
<br />
1. Leia o seu problema cuidadosamente; compreenda o que está enunciado.<br />
<br />
2. Escreva cada item que é dado.<br />
<br />
3. Escreva o que pretende determinar. <br />
<br />
4. Desenhe um diagrama simples com os dados do problema e do que pretende determinar.<br />
<br />
5. Pense num modo de resolver o problema. (Use uma equação, se possível). <br />
<br />
6. Resolva o problema, eliminando tudo aquilo que for desnecessário, onde for possível e aconselhável.<br />
<br />
Verifique a resposta obtida<br />
<br />
Pergunte a si mesmo se a solução encontrada é lógica ou não. Se a sua resposta a um problema sobre movimento é que um automóvel se move com uma velocidade de 1.500 km/h, (!) provavelmente a solução encontrada não está certa e o melhor que tem a fazer é verificar tudo novamente. Todas as vezes que você usa uma equação, pode verificar, até certo ponto, a correção do seu resultado substituindo a resposta na equação. Elimine os termos semelhantes em ambos os membros da equação. Finalmente, se obtiver dois membros iguais, você pode concluir que a solução algébrica está correta. Deve, pois, procurar o erro noutra parte do problema.<br />
<br />
Texto adaptado e ampliado de:<br />
“Física Na Escola Secundária”<br />
De Oswald H. Blackwood, Wilmer B. Herron & William C. Kelly<br />
Tradução de José Leite Lopes e Jayme Tiomno<br />
Editora Fundo de Culturaprofessor Cristianohttp://www.blogger.com/profile/10462462128924287086noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7555937536541620157.post-1413262472562530802010-05-26T01:17:00.001-07:002010-05-26T01:17:28.014-07:00TERCEIRÂO - Questões3) Determine quantas calorias perderá 1 kg de água para que sua temperatura varie de 60°C para 10°C. <br />
<br />
4) Sabendo que o calor específico do ferro é de aproximadamente 0,1 , calcule a quantidade de calor para elevar 15°C a temperatura de um pedaço de 80 g desse material. <br />
<br />
<br />
5) Um corpo de massa igual a 1 kg recebeu 10 kcal e sua temperatura passou de 50°C para 100°C. Qual é o calor específico desse corpo?<br />
<br />
6) O calor específico do ferro é igual a 0,110 . Determine a temperatura final de uma massa de 400 g de ferro à temperatura de 20°C, após ter cedido 500 cal.<br />
<br />
7) O gráfico representa o aquecimento de 100 g de uma substancia.<br />
a) Qual o calor específico da substancia?<br />
<br />
b) Qual a capacidade térmica da substancia?<br />
<br />
<br />
<br />
8) O gráfico representa a variação da temperatura de um corpo sólido, em função do tempo, ao ser aquecido por uma fonte que libera energia a uma potência constante de 150 cal/min. A massa do corpo é de 100 g. Determine o seu calor especifico em <br />
<br />
<br />
<br />
<br />
9) Um aquecedor elétrico de 2 kW é usado para elevar de 10°C a 22°C a temperatura do ar contido em uma sala de dimensões 3 m x 5 m x 2,8 m. Sabendo que há uma dispersão de 40% do calor, calcule o tempo gasto nesse aquecimento. <br />
calor especifico do ar = 0,238 <br />
a os massa especifica do ar = 1,30 kg/m3<br />
1 cal = 4,2 J<br />
<br />
<br />
10) (Fuvest-SP) Quantas calorias são necessárias para aquecer 200 L de água, de 15°C a 70°C? <br />
Dados: densidade da água = 1 kg/l e calor especifico da água 1 .<br />
Qual a potência necessária para realizar essa operação em 3 horas? Considere 1 cal = 4,2 J.<br />
<br />
11) (Faap-SP) Quantas calorias alimentares um atleta deve ingerir diariamente, sabendo-se que em suas atividades consome 1 kW? <br />
Dados: 1 caloria alimentar = 1 kcal e 1 cal = 4J<br />
<br />
12) O calor de combustão é a quantidade de calor liberada na queima de uma unidade de massa do combustível. O calor de combustão do gás de cozinha é 6 000 kcal/kg. Aproximadamente quantos litros de água, à temperatura de 20°C, podem ser aquecidos até a temperatura de l00°C com um bujão de gás de 13 kg? Despreze as perdas de calor.<br />
<br />
13) Um amolador de facas, ao operar um esmeril, é atingido por fagulhas incandescentes, mas não se queima. Por que isso acontece? <br />
<br />
14) Um vaso de latão contém 500 g de água a 20°C. Imerge-se nessa água um bloco de ferro com 200 g de massa e temperatura igual a 70°C. Desprezando o calor absorvido pelo vaso, calcule a temperatura do equilíbrio térmico. <br />
Dados {calor específico do ferro = 0,114 cal/g .ºC e calor específico da água = 1 cal/g .ºC<br />
<br />
15) Um calorímetro ideal contém 80 g de água a 20°C. Um corpo de 50 g de massa a l00°C é colocado no interior do calorímetro. Sabendo que o calor específico da água é de 1 cal/g .ºC e que o equilíbrio térmico ocorre a 30°C, determine o calor específico da substância que constitui o corpo. <br />
<br />
16) Um pequeno cilindro de alumínio, de massa 50 g, está colocado numa estufa. Num certo instante, o cilindro é tirado da estufa e rapidamente jogado dentro de uma garrafa térmica que contém 330 g de água. Observa-se que a temperatura dentro da garrafa eleva-se de 19°C para 20°C. Calcule a temperatura da estufa, no instante em que o cilindro foi retirado. Dados CAl = 0,22 cal/g .ºC e cágua = 1 cal/g .ºC.<br />
<br />
17) Um calorímetro contém 90 g de água à temperatura ambiente de 25°C. Coloca-se em seu interior um bloco de ferro de massa 100 g e temperatura de 90°C: Atingido o equilíbrio térmico, o termômetro acusa 30°C. Sabendo que os calores específicos da água e do ferro são, respectivamente, 1;00 cal/g.ºC e 0,11 cal/g.ºC, calcule a capacidade térmica do calorímetro. <br />
<br />
18) Quatro corpos cujos calores específicos, massas e temperaturas são respectivamente iguais a: 0,20 cal/g .ºC, 100 g, 10°C; 0,09 cal/g .ºC, 200 g, 25°C; 0,05 cal/g .ºC, 300 g, 35°C; x, 400 g, 40°C, são postos emprofessor Cristianohttp://www.blogger.com/profile/10462462128924287086noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-7555937536541620157.post-25897524304055672352010-05-26T01:13:00.000-07:002010-05-26T01:13:46.054-07:00Questões de calorimetria1.O que determina o sentido do fluxo de calor ? <br />
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2.Quais são os processos de transmissão de calor ? Defina-os e dê um exemplo. <br />
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<br />
3.Dê exemplos de bons e maus condutores de calor.<br />
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4.O que é o coeficiente de condutibilidade térmica ? Qual sua unidade no S.I. ? <br />
<br />
<br />
5.Por que os metais conduzem o calor com maior facilidade ? <br />
<br />
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6.Por que a convecção térmica é um mecanismo de transmissão de calor que não ocorre nos sólidos ? <br />
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7.Qual é a causa do surgimento das correntes de convecção num fluido ? <br />
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8.Após a limpeza de sua geladeira, uma zelosa dona-de-casa revestiu as prateleiras da geladeira com papel alumínio. Quais as conseqüências desse impensado procedimento ? <br />
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9.Um ventilador de teto, fixado acima de uma lâmpada incandescente, apesar de desligado, gira lentamente algum tempo após a lâmpada estar acesa. Explique esse fenômeno. <br />
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10.Por que os aquecedores são colocados na parte inferior dos ambientes e os aparelhos de ar condicionado na parte superior ? <br />
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11.Para assar um pernil, um cozinheiro, utiliza-se de papel alumínio para revesti-lo. O lado fosco do papel alumínio deve ficar voltado para fora ou para dentro revestindo o assado no forno ? <br />
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12.Explique como funciona, fisicamente, um forno microondas. <br />
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13.Levando em conta os efeitos provocados pelo calor, responda : Por que sentimos frio, quando aproximamos nossas mãos de um bloco de gelo ? <br />
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14.De que maneira a garrafa térmica evita a transmissão de calor por condução, convecção e irradiação ?<br />
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15.Qual o tipo de roupa mais adequada para os dias de verão ? Explique.<br />
<br />
16.Por que os aquecedores a energia solar são pintados de preto fosco ?<br />
<br />
<br />
17. O isopor é formado por finíssimas bolsas de material plástico, contendo ar. Por que o isopor é um bom isolante térmico? <br />
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18.Os esquimós constroem seus iglus com blocos de gelo, empilhando-os uns sobre os outros. Se o gelo tem uma temperatura relativamente baixa, como explicar esse seu uso como "material de construção"? <br />
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19.Num antigo jingle de uma propaganda, ouvia-se o seguinte diálogo: - Toc, toc, toc, - Quem bate? - É o frio! E no final eram cantados os seguintes versos: "Não adianta bater, eu não deixo você entrar, os cobertores das Casas Pernambucanas é que vão aquecer o meu lar". Que comentário você tem a fazer sobre a veracidade física dessa propaganda? <br />
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20.Qual a aplicação prática dos materiais isolantes térmicos? <br />
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21.Por que a serragem é melhor isolante térmico que a madeira? <br />
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22.Um faquir resolveu fazer uma demonstração de sua arte entrando em um forno muito aquecido. Para que ele sinta a menor sensação de "calor" possível, é preferível que ele vá nu ou envolto em roupa de lã? Por quê? <br />
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23.Explique por que, em países de clima frio, costumam-se usar janelas com vidraças duplas. Esse tipo de janela chega a reduzir em até 50% as perdas de calor para o exterior. <br />
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24.Num mesmo ambiente, se você tocar um objeto metálico com uma mão e um objeto de madeira com a outra, vai sentir que o primeiro está "mais frio" que o segundo. Como você explica esse fenômeno se os dois objetos estão no mesmo ambiente e, portanto, na mesma temperatura? <br />
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25.Por que as panelas, em geral, têm seus cabos metálicos revestidos com madeira ou plástico?<br />
<br />
<br />
26.Com base na propagação de calor, explique por que, para gelar o chope de um barril, é mais eficiente colocar gelo na parte superior do que colocar o barril sobre uma pedra de gelo. <br />
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27.Por que, em um refrigerador, o congelador é colocado na parte superior e não na inferior? <br />
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28.Um aparelho de refrigeração de ar deve ser instalado em local alto ou baixo num escritório? E um aquecedor de ar? Por quê? <br />
<br />
29.Qual a diferença entre convecção e condução? <br />
<br />
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30.Uma lareira aquece uma sala principalmente por condução, convecção ou irradiação?<br />
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31.Sabemos que o calor pode ser transferido, de um ponto para outro, por condução, convecção e radiação. Em qual desses processos a transmissão pode ocorrer mesmo que não haja um meio material entre os dois pontos? <br />
<br />
<br />
32.Como se dá a propagação do calor do Sol até a Terra se entre esses astros não existe meio material? <br />
<br />
33.Os grandes tanques, usados para armazenar gasolina (ou outros combustíveis), costumam ser pintados externamente com tinta prateada. Por quê? <br />
<br />
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34.Qual das duas mulheres está vestida com uma roupa mais apropriada para um dia frio? Por quê? <br />
<br />
35.Os prédios totalmente envidraçados precisam de muitos aparelhos de ar condicionado? Por quê? <br />
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36.Desenhe esquematicamente uma garrafa térmica e explique o seu funcionamento.professor Cristianohttp://www.blogger.com/profile/10462462128924287086noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-7555937536541620157.post-25824997570206305872010-05-26T01:02:00.000-07:002010-05-26T01:20:12.752-07:00Como irá funcionar o blog?Caros alunos<br />
Decidi criar este blog para estabelecer mais um canal de contato com vocês, irei postar dicas de estudo, questões interessantes, gabaritos e links úteis.Espero que façam bom uso e participem ativamente do blog.<br />
Abraços!professor Cristianohttp://www.blogger.com/profile/10462462128924287086noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-7555937536541620157.post-3880355363922235242010-05-26T00:49:00.000-07:002010-05-26T00:51:45.246-07:00COMO ESTUDAR FÍSICA ?COMO ESTUDAR FÍSICA <br /><br />Por Alberto Ricardo Präss <br /><br /> Quando você estuda Português ou História, uma lição passada pelo professor abrange, na maioria das vezes, um grande número de páginas de texto. A Física, tal como a Matemática, é mais condensada. Uma lição de Física pode reduzir-se apenas a uma ou duas páginas. Você poderia decorar a lição, mas isto não lhe adiantaria nada. Algumas vezes, o seu trabalho é compreender urna lei. Depois de compreender essa lei - e a lei é muitas vezes expressa por uma equação - e a puder explicar e aplicar na resolução de problemas, você terá aprendido a lição.<br /><br />Sugestões para o estudo:<br /><br />1. Leia toda a lição, a fim de saber do que se trata.<br /><br />2. Leia novamente a lição, porém, mais devagar, e escreva no seu caderno a lei (se houver alguma) e outros pontos importantes da lição. Verifique se você compreende cada parágrafo. Certifique-se também se compreende o verdadeiro significado de cada palavra nova. Estude com cuidado as definições de termos como "trabalho" e "potência" até ficar completamente seguro do seu verdadeiro sentido em Física.<br /><br />3. Se a lei for expressa por uma equação matemática, pergunte a si mesmo de que maneira cada símbolo da equação está relacionado com a lei. Por exemplo, (trabalho = força . deslocamento) nos diz que, duplicando-se o deslocamento, se duplica o trabalho realizado e, do mesmo modo, fazendo duplicar a força, duplica-se o trabalho produzido.<br /><br />4. Resolva os problemas incluídos no texto do seu livro.<br /><br />5. Discuta a lição com os seus colegas.<br /><br />Durante a aula e o trabalho de laboratório<br /><br />1. Faça, sem hesitação, perguntas a respeito do que você não compreende.<br /><br />2. Esteja alerta e pronto a explicar o que você compreende.<br /><br />3. Pense por você mesmo; faça o seu trabalho. Você não pode aprender Física olhando para o seu companheiro.<br /><br />Revisão para as provas: <br /><br />1. Estude todos os dias, conscienciosamente, as suas lições. Reveja as notas que tomou na última aula. Nunca deixe as suas notas se acumularem, sem estudá-las metodicamente.<br /><br />2. Antes da prova, escreva todos os pontos difíceis da parte que está revendo; faça perguntas sobre os mesmos, na aula.<br /><br />3. Pense nas perguntas que faria se você fosse o professor. Tente responder, você mesmo, a essas perguntas.<br /><br />4. Faça uma “cola” com as fórmulas ou conceitos mais importantes. Não exagere. Coloque apenas pontos importantes da matéria.<br /><br />Durante as provas: <br /><br />1. Antes do professor distribuir a prova, dê uma última “olhadinha” na cola que você fez.<br /><br />2. Guarde a cola dentro da sua pasta. Você não a usará, já que já memorizou tudo que tinha nela.<br /><br />3. Ao receber a prova escreva, em algum lugar dela, tudo que puder de fórmulas, conceitos e exemplos. Essas anotações serão muito úteis quando você estiver cansado e surgirem os famosos “brancos” de memória.<br /><br />4. Faça as questões da prova como se estivesse resolvendo os testes em casa, com calma e muita atenção. Lembre-se que sempre existirão mais questões “fáceis” do que “difíceis” .<br /><br />5. Lembre-se que quando um aluno diz que foi mal numa prova, é devido aos erros nas questões “fáceis”. Todo aluno que vai mal usa como desculpa as tais questões “difíceis” como argumento para mascarar sua falta de estudos.<br /><br />6. Sucesso !<br /><br />Texto adaptado e ampliado de:<br />“Física Na Escola Secundária”<br />De Oswald H. Blackwood, Wilmer B. Herron & William C. Kelly<br />Tradução de José Leite Lopes e Jayme Tiomno<br />Editora Fundo de Culturaprofessor Cristianohttp://www.blogger.com/profile/10462462128924287086noreply@blogger.com0